sábado, 31 de julho de 2010

Primeira semana em Vichy, França

Depois de um viagem cansativa e estressante(tanto minha como de Sandrinha), vou falar um pouco de como é nossa vida aqui em Vichy.

Primeiro, dizer que Vichy é uma cidadezinha no centro da França, com pouco mais de 25mil habitantes. A cidade já foi capital, mas nos tempos da segunda guerra, a história é complicada auhauhauha. A população é formada predominantemente por velhinhos que se espalham pelas belas praças da cidade. Praças estas que são bem arborizadas, aliás com árvores bem antigas, tudo muito bonito. Uma volta na cidade vc já se liga como o ritmo é lento por aqui kkk, tem sempre q se ligar pra n se bater em nenhum velhinho e tal, mas por aqui as coisas são bem legais, to gostando da cidade. Ahhh ela é muito conhecida por sedia campeonatos de canoagem e esportes desse tipo, sem falar que é uma cidade termal.

O curso que estamos fazendo é no CAVILAM, que é um centro da língua francesa, que parte do princípio de que vivendo aqui, convivendo com a língua no dia a dia você tem uma possibilidade bem maior de aprendê-la. O que fica claro qundo vc está aqui e frequenta as aulas que acontecem durante toda a manhã e nos ateliês que duram 1e30 a tarde.

A coisa toda é na pressão msm, qnd vc chega vai fazer uma prova pra que eles saibam que nível vc está, durante toda a apresentação os funcionários só conversam com vc em francês uhauhahu quem nunca fez curso ou n consegue entender bem se ferra(uma menina q fez comigo pediu ajuda pra mim e pra outra qnd terminou td, pq ela n acompanhou nd, agt explicou em inglês). Depois de definir que turma vc vai ficar, te levam pra sala que parece de curso de língua msm, máximo de 16 pessoas, em U(dica de Jairo!! :P). Gente de todos os lugares do mundo anda por aqui, então se prepare pra ver Russo, Sueco, Italiano, Mexicano, Espanhol, Nigeriano, muitos Chineses, etc na sua sala. É engraçado demais vê qnd alguém n entende alguma coisa e outro vai ajudar, escutar chinês é onda demais uhauhauha.

As minhas aulas são bem dinâmicas, eu acabei pegando um nível acima de sandrinha e vejo a diferença no pós-aula, enquanto ela tem um monte de exercícios eu n tenho quase nenhum, a coisa toda acontece na aula, que como falei é dada totalmente em francês, com poucas referências a outras línguas, somente qnd fizer mais sentindo pra explicar ou a coisa travar de vez :P. Eu to bem satisfeito, consigo compreender td q o professor diz, qnd uma ou outra palavra passa agt pergunta mas o geral é compreendido. O cara é bem francês msm, meio espalhafatoso, cheio dos trejeitos(sem falar q no primeiro dia a camisa listrada estava presente auhauhuah).

A tarde os ateliês são pra reforçar o aprendizado e fazer vc se integrar com outros estudantes, eu escolhi comunicação oral, mas vc pode pegar escrita ou vocabulário, história francesa, artes e por aí vai. Ahhhh vc pode alterar a cada semana. Na sala agt recebe atividades que são pra dar um start nas conversas e daí a coisa evolui pra qq coisa.
P.S.1: No ateliê, conheci uma russa viciada em novela, que veio me perguntar sobre a Giovanna Antoneli e o Clone uahuahhahhua ficou triste qnd falei q ela e o Murilo Benício n estavam mais juntos :P

No geral durante o dia é assim, aula pela manhã, aula a tarde, volta pro apartamento(, vai no supermercado), estuda, come, dorme, tenta ver tv(, dar uma volta), acorda cedo e tudo novamente.  
P.S.2: Sacrifício imenso ter q sempre tá escutando as músicas francesas, que normalmente são bem chatas, mas como vc entra no clima de aprender, elas ficam martelando na cabeça. Je ne regrette rien da Edith Piaf n sai da cabeça :P

Os brasileiro que conheci são legais, agt saiu na quarta, foi num barzinho na beira do rio, tomei somente um chopp, kronenbourg 1664 por 5 euros(50cl, isso msm cl uhauahahh 500ml, né Pêra!?) bonzinho. Vamos ver se nos próximos fds agt acerta de viajar, conhecer algum coisa aqui por perto. O curso organiza passeios, mas tem q marcar logo senão enche logo.

É isso, no mais é doideira voltar a vida de estudante :P e ter q acordar 7h(sendo q no Brasil ainda é 2h) ainda não tá funcionando pra mim. Vamos ver se sandrinha passa por aqui tb, vou deixar pra ela falar da comida do Cavilam e a que agt faz aqui no apartamento.
P.S.3: Pra galera do Banese: sem celular, o relógio que vcs me deram tá servindo muito bem, saiu melhor que a encomenda :D

abraços

9 comentários:

  1. uhahuaahuhua.. essa kronenbourg foi uma das cervas que eu gostei mto :D
    Tinha uma radio que eu gostava ai na frança: nostalgi.. de vez em qdo eles tocam musica brasileira... chico buarque principalmente... abração!

    ResponderExcluir
  2. Samukinha eu teria q fazer uma escala :P o chopp é bom, mas qnd vc já bebeu erdinger, guinness, etc, acaba colocando essas mais abaixo :P

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, já vi que o intensivo de Frances foi bem útil!

    ... Mas 5 Euros por um chopp é lasca!

    ResponderExcluir
  4. Tô colado nesse blog, Brunão. Não parem de postar !!

    ResponderExcluir
  5. Opa rpz!! 500ml sim!! :P:P
    Porra Cearazoca...va na voadora nesse curso ai hehehehe mas n volte com esses "trejeitos" dai n, rpz! se comporte!

    abraço, broder!!!! :D

    ResponderExcluir
  6. boa sorte para vocês! baisers

    ResponderExcluir
  7. muito massa a cidade mas postem mais todo dia se for possível pois estyamos morrendo de saudade e queremos saber como vcs estão se virando...
    a gente tem que marcar um bom horario pra se falar pelo skype pois 5 horas eh ruim pra gente
    ahhh e bruno tem que começa a usar o seu orkut pois tem que postar suas fotos lá.
    se cuidem
    um beijão da sua irmã de 12 anos quase 13 favorita

    ResponderExcluir
  8. essa aventura q vcs estão vivendo to vendo q ta começando muito bem.... e não larguem isso aqui pois alivia um pouco a saudade....
    ps1.: bruno precisando de ajuda sobre as novelas é se dizer ... hauahahaa

    beijinhoss amo vcss
    aqui é a irmã de 25 q vc mais gosta uahuaaa
    sheilinha

    ResponderExcluir
  9. Ink, estou adorando ver como vcs estão se virando por aí, é como sheilinha msm diz alivia um pouco a saudade.
    Grande beijo pra vcs!
    E aqui é a prima do cabelo comprado de 18 quase 19 que vc mais ama!hauahuhua
    ÊMILLE

    ResponderExcluir