segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Chamonix Mont-Blanc

Demorou, depois de uma semana bem corrida em Vichy e da mudança pra Paris, estamos escrevendo agora sobre a viagem pra Chamonix :D

Primeiro queria dizer (e agradecer) que essa viagem só foi possível pela insistência de Dona Rose (Minha mãe) e de Samukinha kkkkk os depois praticamente nos forçaram a ir. Eles já conheciam a cidade e como estávamos muito próximo dela…. Mas digo logo, foi a melhor coisa que fizemos até então, na França.

A viagem já começou corrida pq marcamos tudo somente na sexta, ficamos deixando pra resolver depois, pra ver tb se mais alguém do pessoal que estava em Vichy se animava pra ir e acabou q só sexta fomos na Gare pra comprar as passagens e com elas compradas fomos catar um hotel. Agt sabia que como era baixa estação (Chamonix é mais conhecida pela temporada de inverno) poderíamos conseguir algo por lá qnd chegássemos, mas era complicado demais, sem carro, com mala ficar rodando a cidade, então encontramos um Albergue/Hotel que pareceu bem legal e não tão caro (114 euros por 2 dias :/ ) e reservamos nele msm, La Vert Hôtel.

La Vert Hotel
Calhou do hotel ser bem legal, apesar de ficar a mais de 1km do centro da cidade. Agt gostou de ter que andar todos os dias pra ver as coisas e pra voltar pq sempre tinha a visão das montanhas em volta e é tudo muito bonito. Na internet dizia que o café da manhã n tava incluído, mas no domingo teve, n me pergunte pq kkkk, com direito a atendente falando em inglês com agt, agt insistindo no francês, ela aceitando auhauhauhauh e no final qnd descobriu que agt era brasileiro soltou um "ahhh então posso falar português" kkkkkk Sandrinha nem acreditou.

No sábado acabamos chegando as 18h em Chamonix, a viagem pelo centro/sul da frança é bem cansativa, pq vc acaba andando em trens mais lentos (Ter) o q torna tudo mais complicado, sem falar nos atrasos. Mas apesar de cansar,  é bem legal ver toda a paisagem em volta, sem contar a quantidade de gt diferente que vc ver nesses trens, por exemplo, vimos uma mãe oriental com 3 filhos na nossa frente, digo oriental pq n consegui distinguir direito, eles falavam francês então imagino que pelo menos as crianças nasceram aqui, mas o interessante foi na hora q a menor foi lanchar kkkk a mãe deu bolinho de arroz pra ela kkkkk só tinha visto isso em desenho animado, pense, Sandrinha quis tirar foto mas achei que n era legal :P

Simmm Chamonix, nem esperamos chegar no hotel pra começar a tirar as fotos, é descer do trem num dos diversos "pontos" que tem na cidade e dar de cara com as montanhas em volta, só indo lá pra ter noção, parece fundo falso. Então, entramos no hotel, descansamos por 1h, banho e corremos pra conhecer a cidade a noite. Demos uma boa volta na cidade, lotada e bem cara, é só ver q msm em promoção as coisas estão com preços absurdos. Escolhemos um local pra comer e demos muita sorte, eu pedi uma pizza savoyarde e Sandrinha um Tartiflette du Jambon kkkkk os dois pratos muito bons, a pizza tá muuuuuito boa, digo logo que Sandrinha disse que bate a do Armazém Guimarães uahhuhuauuahaua

No domingo, depois do café da manhã fomos direto pra fila do teleférico que leva pro topo do Aiguille du Midi. A coisa é meio parecida com o bondinho no Rio, vc sobe até um morro intermediário e depois pega outro teleférico (tem diferença entre bonde e teleférico? auhauahua) para o Aiguille du Midi (3842m) que fica ao lado do tal Mont-Blanc (4807m) sem falar de outros tantos que ficam ao lado. Você pode até pegar outro teleférico lá em cima e ir pra uma montanha q fica na Itália (ahhh esqueci de dizer que Chamonix fica na divisa entre França, Suiça e Itália). Depois de quase 1h na fila e de mais um tempo esperando a nossa vez chegar, aproveitamos pra comprar umas lembrancinhas),  subimos e a coisa é muito legal kkk vc sai de um meta calor que fazia na cidade, chega na primeira parada e já sente um vento mais tranquilo e quem tá ligado já coloca o casaco antes de chegar no Aiguille, pq lá é frio, na placa antes de subir dizia 3º. Ele é muito alto, vc fica com medo na subida e tb na hora de transitar lá em cima, pq tem muita coisa pra conhecer e muita escada pra subir e descer, com o detalhe de do outro lado ser um meta abismo.

Chegamos no teleférico do Aiguille du Midi
\o/
Primeira parada!
Lá n aguentei e me rendi ao cachecol que Sandrinha levou pragt, sem ele teria ficado doente. De cara vimos um pessoal fazendo piquenique e falando alto, só podia ser brasileiro kkk, pessoal gt fina, estavam na msm situação que agt, estudando francês em uma cidade pequena pra depois cada um correr rum canto da França. Eles já estavam lá em cima há um tempo e deram uma dicas, sem contar que tiraram umas fotos de nós dois juntos, o que é complicado qnd estamos sós. Rodamos todos os cantos que podíamos rodar lá em cima e foi tudo muito massa, recomendo fortemente a visita a cidade e ida na montanha (escutou mãe, escutou Samuk), pois é o ponto alto (olha a piada aí!) da cidade. Agt sabia que a cidade tinha outros coisas pra fazer, aliás ela tem muita coisa legal pra conhecer, vamos lá novamente de certeza. O que impressiona mais é a quantidade de gt que sobe com equipamento pra poder andar na montanha, tem uma passagem lá que só pra quem tá equipado e tal, impressionante, vc sai num caminho estreito na neve, tem que ter muita coragem pra fazer isso (quem sabe um dia!).

Coragem!
A descida foi mais tranquila kkk, mas legal do msm jeito, ficamos um tempo na primeira parada, tiramos uma foto e vimos a quantidade de gt que ia lá pra andar pela montanha, conhecer melhor a região, muita gt msm. Depois voltamos pro calor pra almoçar, ver a cidade durante o dia, comprar umas coisas e voltar pra descansar pq o dia foi corrido kkk. Ahhh ainda voltamos na cidade a noite pra comer um fundue, que foi bem mais ou menos, mas valeu. Enfim, a viagem foi ótima, ruim msm foi voltar, mais 6h de trem. Assim pra quem sai de Paris, as coisas são diferentes, vc pega TGV boa parte do caminho, adianta bem a viagem e chega logo lá, mas de Vichy, como eu disse, complica. Chamonix Mont-Blanc é lugar "Must-Visit" na França, quem tiver oportunidade não deixe de ir. Agora vamos fazer a msm coisa que minha mãe e Samuk, qnd nos perguntarem se vale a pena, vamos fazer a maior propaganda.

Agora é Paris!! Prometo tentar colocar alguma coisa sobre o apartamento e o bairro ainda essa semana, pra n acumular nd, Sandrinha ainda tá devendo algumas coisas, mas não vou cobrar muito, agora começa toda a luta do doutorado fora do país. E essa semana vai ser basicamente procurando emprego, já mandei alguns currículos mas já vi que a coisa toda só funciona msm depois do dia 6 de setembro,
qnd o pessoal volta de férias.

Como tem muita foto fica complicado escolher kkkk então é só dar uma olhada no picasa, sem falar que Sandrinha já colocou algumas no Orkut dela. No picasa tem até foto dela provando o chopp da Affligem, diz ela que gostou :D

P.S.: Pode ser que qnd Sandrinha chegar ela resolva colocar umas fotos aqui kkkkkk

P.S.2: Coloquei as fotos! (Sandrinha)