domingo, 12 de setembro de 2010

CAVILAM

As nossas primeiras 5 semanas na França foram dedicadas ao CAVILAM (Centre d'Approches Vivantes des Langues et des Médias - Vichy), então nada mais justo do que escrever um pouquinho sobre ele =P


Fundado em 1964, o CAVILAM é um centro para estudantes/professores que desejam aprender/aperfeiçoar a língua francesa. Mas, nem adianta chegar sem saber nada, a coisa toda é bem dinâmica e muito rápida.

No primeiro dia pela manhã, fazemos duas provas: escrita (gramática e compreensão) e oral (compreensão). O teste é feito em um auditório (cheio!) e à tarde já estamos alocados em um "nível". Esse nível pode mudar a depender do desenvolvimento pessoal ou da própria turma, ou seja, ou você muda de nível ou a própria turma muda de nível =P

Todos os dias tínhamos aulas pela manhã e à tarde. Pela manhã, as aulas começavam às 8h45 até as 12h e à tarde, as aulas duravam 1h30, das 14h às 15h30. À tarde, tínhamos os ateliers, que podiam ser de: comunicação oral, vocabulário, gramática, estudos universitários ou arte francesa. Bruno e eu escolhemos comunicação oral, mas depois de duas semanas, eu mudei para vocabulário (bem melhor! na minha opinião =P).

O ritmo das aulas dependia muito do estilo do professor. No caso de Bruno, o professor era bem tranquilo, não passava muitos exercícios para casa, cheio de graça dentro da sala de aula =) No meu caso, completamente o oposto, minhas professoras (tive duas, do mesmo jeito, na verdade o nível de exigência foi aumentando =P) eram bem exigentes, passavam muitos exercícios para casa e não eram nada engraçadinhas, mas também não eram sérias demais.

Não querendo fazer pouco caso da questão do aprendizado =P, mas o mais legal do CAVILAM são as pessoas que conhecemos na sala de aula e fora dela. É gente de tudo que é o lugar do mundo! Rapidamente, conhecemos pessoas da Alemanha, Espanha, Suíça, China, Japão, Itália, Macedônia, Croácia, Sérvia (Kosovo), Coreia do Norte, Rússia, Indonésia, Tailândia, Vietnã, México, Chile, Colômbia, Nigéria, Mali, Tânzania, Índia, República do Iêmen (Yemen), Irã, Estados Unidos, Austrália e é claro que conhecemos vários brasileiros hehehehehehehehehehe







Nunca conheci nenhum chinês na minha vida e fiquei encantada com todos eles! São pessoas sorridentes e super amigáveis. Posso dizer o mesmo dos coreanos, conheci uma coreana chamada Chong Un-yong, muito simpática. Um dia na sala de aula, descobrimos que estávamos morando no mesmo prédio =P. Então, ela me perguntou se eu gostava de arroz heehhehehhheehe, eu disse que gostava e ela me disse que faria arroz para mim e para Bruno. Não entendi muito bem, mas agradeci =P Antes dela ir embora de Vichy, ela bateu na porta do nosso quarto com uma panela cheia de arroz (arroz coreano hehehehe) e dois saquinhos com alga (da Coreia tb hehehehehe). O arroz estava bom e era realmente diferente, principalmente a textura.



Outra coisa bem legal do CAVILAM são os seus eventos. Toda segunda-feira era distribuído um livrinho com os eventos da semana (alguns são pagos e outros não): atividades esportivas, degustação de queijos e vinhos, cinema, passeios (na semana e no final de semana), noites dançantes (soirées dansantes em francês =P). Nos passeios conhecemos Saint-Pourçain (cidadezinha famosa pelos vinhos) e os castelos de La Palice e Busset (bem antigos hehehehe). Infelizmente, não temos nenhuma foto dentro dos castelos, era proibido =/



Voltando ao CAVILAM em si hehehehehe, ele oferece uma boa infra-estrura para o ensino. As salas de aulas são bem estruturadas; tínhamos uma mediateca a nossa disposição, onde geralmente estávamos depois do almoço, pois acima da biblioteca ficava a sala de computadores e lá podíamos acessar a net. Além das salas de aulas, tínhamos também as aulas nos laboratórios de informática (muito bons!). Não temos quase nada a reclamar, a não ser a conexão wifi, que era bem lenta para a quantidade de pessoas (+- 700 pessoas)!




Pra finalizar (eu disse que iria escrever um pouquinho =P), não poderia deixar de falar dos brasileiros que conhecemos por lá. Saímos todos juntos do Brasil (13 pessoas, de vários estados: Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia) e fomos fazer o curso em Vichy. Depois de Vichy, cada um se espalhou pela França para continuar o doutorado (em diversas áreas). Valeu galera!


bjins!!!

Sandrinha e Bruno

4 comentários:

  1. fiquei numa invejinha brancaaa desse arroz aí :P
    é muito diferente mesmo o arroz deles....dá pra comer arroz puro achando o supra sumo do sabor hehehe :P
    Suellen

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha!
    Adorei o post! Quando vc chegar, quero aprender francês! hehehehehe
    Muito boa sorte em Paris, beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sandra, muito legal o seu texto sobre o Cavilam. Eu também estive lá no mesmo período. Fui fazer um curso de capacitação para professores de francês. Vichy é uma cidade encantadora!
    Bravo et bonne chance en France!
    Nadiejda

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra e Bruno. Vi um comentário do Bruno no blog Conexão Paris, num post sobre curso de francês na França. Estou estudando francês desde outubro e estou querendo ir pra lá. Tenho apenas 30 dias disponíveis. Se puderem me passar informações (se fecharam por conta ou por agência, qual a melhor época pra ir, se vale a pena...) eu agradeço. Meu e-mail é: fernanda.izidio@gmail.com
    Abs,
    Fernanda

    ResponderExcluir