sábado, 2 de outubro de 2010

Palácio de Versailles

Foi mal galera, acabamos demorando demais pra escrever sobre a visita a Versailles, mas a culpa é das doideiras que estamos tentando resolver por causa do visto kkk mas hj fiquei em casa e resolvi postar logo.

Duas semanas atrás estávamos procurando o que fazer no final de semana. Tínhamos ainda alguns lugares na cidade pra conhecer, dos pontos mais visitados por turistas e tal. Eu falei pra Sandrinha sobre Versailles e que seria uma boa tirar o sábado pra isso, então ela olhou o site pra descobrir o valor da entrada qnd numa das páginas viu que a entrada era gratuita naqueles sábado e domingo kkk. Perfeito, iríamos lá e melhor ainda, sem pagar nada além das passagens.

Aqui em Paris o mapa de transporte acaba transpassando a própria cidade, já que tudo em volta acaba se tornando "Grande Paris". Então os metrôs saem um pouco da cidade, mesma coisa para os trens RER (não confundir com os TERs e TGVs que fazem as linhas entre as cidades do país). Assim eles dividiram td em zonas,  paris é a zona 1, o mais próximo fica na 2 (1 e 2 são as zonas padrões para os tickets aqui), 3 e 4 para o que está mais distante. Então msm não sendo em Paris, n é preciso pagar um passagem entre cidades pra chegar em Versailles, com um ticket de 3 euros vc vai até lá.

Chegamos na estação da cidade e fomos seguindo o fluxo kkk, o que é sempre normal por aqui, como tem muita gt, vc segue a multidão e chega onde quer :P. O palácio é bem perto e de cara vc já vê que ele é grande, bem grande (acho que escrevemos isso pra quase td que visitamos por aqui).  Primeira surpresa foi ver que mesmo com a notícia do site, existia uma mega fila na bilheteria, o que já nos deixou com o pé atrás. Já eram umas 14h e ficar muito tempo na fila n rolava, sem contar que ele ia fechar nesse dias às 17h30.

Fomos direto na entrada e a mulher confirmou que a entrada era paga, mas que poderíamos comprar o ticket em um restaurante próximo que era bem mais rápido que a fila. No caminho fomos pedir ajuda a um cara que trabalhava no palácio, ele perguntou de onde agt era, e ao ouvir Brasil já ficou todo empolgado, falou que era da colombia e que adorava o Brasil, que estava naquele momento escutando uma cantora de lá, Virgínia Rodrigues kkkk agt fez cara de que conhecia pra não passar vergonha :P Sandrinha deu uma pesquisada e descobriu que a baiana Virgínia Rodrigues é mais conhecida fora do Brasil e foi descoberta por Caetano Veloso.

Chegando no restaurante vimos que a compra foi mesmo mais rápida, sem fila sem nada, pagamos 15 euros por cada ticket (alguém me confirma qnd custa a entrada normal?) e sem filas entramos no palácio. Ahhhh detalhe, esse era o ingresso pra conhecer o palácio, pq pra ver o jardim vc tem que pagar outra entrada :/ Resolvemos que aquele seria o dia de conhecer só palácio e o jardim ficaria pra outro dia, por causa do preço e do tempo.


Agora era a hora de falar do palácio kkk mas é complicado, tivemos em alguns palácios por aqui e nenhum é tão imponente e grandioso como esse, nenhum tem tantos cômodos e tanta história tb. Melhor deixar que vcs vejam nas fotos, mas vale uma ressalva: o palácio resolveu fazer uma exposição de um artista japonês, a coisa toda é muita estranha, pq a arte do cara contrasta demais com o que se tem no palácio. Ele tem um pé (ou mais) nos mangás e animes japoneses e na coisa toda do colorido e bizarro o que torna ainda mais estranho, já que estamos na França, que é tão ligada a tradições.



Vocês vão ver nas fotos que a coisa toda não tem muita relação e escutei muito isso no caminho todo, pq Sandrinha ficou indignada, passou boa parte de cara amarrada, em alguns cômodos ela nem parou. Mas, depois ela meio que abstraiu a coisa toda e conseguiu aproveitar o passeio kkk.












Depois de conhecer o que dava do palácio, chegamos na entrada do jardim, ainda tínhamos 1h30 e resolvemos que já que estávamos ali mesmo, pq não conhecê-lo logo (pelo preço de 8 euros :P). Claro que foi impossível ver tudo, o jardim na verdade são vários jardins colados kkkk com diversas fontes e estátuas, música rolando bem alta por todos os cantos, muuuuita gt conhecendo e um "lago"/canal no meio, com barquinhos pra passeio e td. Pra vcs terem uma idéia, dá pra alugar carrinhos de golf (30 euros a hora) ou bicicleta pra passear no local.







Além do jardim, seguindo mais pro fundo encontramos o Petit e o Grand Trianon. Resumindo um pouco a historia do Petit Trianon, foi o rei Louis XV quem mandou construi-lo para suas amantes. Já Louis XVI, filho de Louis XV, ofereceu o Petit Trianon para sua esposa Maria-Antonieta. O Grand Trianon parece que o Louis XIV construiu pra se refugiar da corte e passava o tempo lá com suas "favoritas" kkkkkkk

Saindo do jardim fomos andando até chegar na porta do Grand Trianon, lá vimos que tinha bilheteria e como já havíamos pago 23 euros resolvemos que o Trianon ia ficar pra depois. Sem contar que já era 17h20 e não queríamos ter que fazer a volta por fora do palácio pra chegar na estação.

A volta foi tranquila, coisa de 45min de trem e depois mais uns 15 de metrô e chegamos em casa :D. A visita foi ótima, o palácio é bem bonito, mas estávamos um pouco tristes pela sobrada kkk já que tivemos que desembolsar 46 euros pra conhecer td e no site dizia que seria de graça. Sandrinha resolveu olhar novamente e lá estava, "sábado e domingo entrada grátis no Petit e Grand Trianon" auhauhauhuhauhauahu isso que dar não olhar direito as coisas :/

Como sempre, todas as fotos no picasa: http://picasaweb.google.com/shenoceara/Versailles#

2 comentários:

  1. "tivemos em alguns palácios por aqui e nenhum é tão imponente e grandioso como esse, nenhum tem tantos cômodos e tanta história tb"

    pois é velho... depois de Versailles... todos os outros ficam sem graça... huahuahuahuh

    ResponderExcluir
  2. Aê Brunão, o preço da visita ao Château é 15 euros mesmo. Ano que vem tô por aí. Vamos marcar pra dar um rolé !!

    ResponderExcluir