segunda-feira, 28 de março de 2011

Luxembourg - Paris

Voltando a falar de Paris =), tiramos o domingo (27/03) para conhecer lugares que já passamos por perto, mas nunca paramos de fato para visitá-los.

Luxembourg tem como principais pontos turísticos o lindíssimo Jardin du Luxembourg, o Palácio de Luxemburgo e a Igreja Saint Sulpice.

Visão da região de Luxembourgo da Torre de Montparnasse. A área verde é o jardim =P, em frente ao jardim é o Palácio de Luxemburgo e no canto superior esquerdo observa-se a Igreja de St-Sulpice (Fonte: Wikipedia).

O Jardin du Luxembourg foi inteiramente aberto ao público no século 19, quando o seu dono, o conde de Provence (Luís XVIII), permitiu que, em troca de uma pequena taxa, a população entrasse e consumisse as frutas do pomar. Atualmente, não há nenhuma taxa, a entrada é gratuita =)


O Palácio de Luxemburgo (Palais du Luxembourg), que fica dentro do Jardin du Luxembourg, foi projeto no estilo do Palácio Pitti de Florença para que a Maria de Médicis, rainha da França, esposa do rei Henrique IV, recordasse a sua cidade natal (que mordomia!). O Palácio foi o palácio real até a época da revolução, depois foi usado como prisão, e na Seguda Guerra como quartel-general com abrigos antiaéreos. Hoje, é a sede atual do Senado francês.

Fundo do Palácio (de frente para os jardins)
Frente do Palácio/Senado
Além da enorme área verde e dos belissímos jardins, o lugar conta a fonte de Médicis (Fontaine de Médicis), construída em 1624 em homenagem a Maria de Médicis. A fonte (segundo informações =P) está cheia de peixes dourados. Nós não vimos nenhum, apenas patos =P.

O jardim possui também uma coleção de estátuas (muitas!) e um lago ornamental (o grand bassin), que fica cheio de barquinhos à vela para a gurizada brincar, e fica rodeado de cadeiras para que as pessoas possam tomar sol, ler, conversar, ... o lugar estava cheio (apesar do dia nublado)! Imagina isso no verão!!


Uma das (muitas) coisas legais no Jardin du Luxembourg é o espaço reservado às crianças: parquinhos, pôneis para passear, "caixas" de areia. A criançada realmente se diverte por lá! Para os grandinhos =P, o lugar oferece quadras de tênis, basquete e futebol =)




Passamos um bom tempo nos jardins e saímos nos perguntando porque demoramos tanto tempo para ir lá =P.  Estamos no início da primavera e ficamos encantados com o lugar. Já temos a certeza que teremos que voltar no final da estação =)

Saindo do Jardin du Luxembourg fomos conhecer a praça St-Sulpice (próxima do Jardin). Nesta praça encontra-se a Igreja St-Sulpice (enorme!!!) e a fonte dos Quatros Cardeais (Fontaine des Quatre Point Cardinaux). A igreja, que levou 134 anos para ser construída, a partir de 1646, conta um belíssimo orgão e grandes vitrais.  A igreja ficou ainda mais conhecida após o livro e o filme "O Código da Vinci". É na St-Sulpice que o monge entra em busca de uma pista do Santo Graal, quebra o chão no ponto onde passa a linha meridiana (supostamente o vestígio de um templo pagão) e mata uma freira.
 
Depois da região de Luxemburgo, partimos para a St-Germain-des-Prés. Mas, essa região vai ficar para o próximo post ;-)
bjins!

Fotos no meu orkut (Sandrinha Eliza) e no picasa de Bruno
https://picasaweb.google.com/shenoceara/Luxembourg#

5 comentários:

  1. Muito bonito! É sempre bom ter parques por perto para ir, né? Para descansar, ler um livro, fazer pic-nic... =)

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Saudades dos posts de vocês...agora que passou o inverno, não há mais motivos para nos deixar com tanta saudades né verdade?!? rs
    Bjooo meus amores

    PS: Tivemos ai, mas estávamos tão cansados que nem vimos tudo o que tinha par se ver, muito menos conhecer a sua história rs Ainda bem que temos amigos chicks, cultos e inteligentessss \o/

    ResponderExcluir
  3. Oi Luana! O lugar é realmente bonito e parques como o Jardim de Luxemburgo tem de sobra por aqui =) O mais legal é que bem preservado e a galera realmente comparece =)

    bjins!

    ResponderExcluir
  4. Oi Milla! Saudades de vcs tb! Você não tem ideia do quanto estávamos ansiosos pela chegada da primavera: céu azul, solzinho gostoso, tudo florido =)

    Agora, vocês tem mais um motivo (acrescenta aí na lista que já está bem grande hehehehe) para voltar aqui =)

    bjins!

    ResponderExcluir
  5. Em o código da vinci Sillas acha uma pista falsa nessa igreja. Ela tb é cortada pela linha rosa ai ele pensou que estava no rastro certo mas então ele só encontrou uma pedra com um salmo: "Aqui chegaste, mas daqui não passarás" Ai ele fica pulto e quebra a cabeça da freira com a pedra.

    ResponderExcluir