segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Alimentação em Vichy

A primeira impressão da alimentação na França, especificamente em Vichy, foi maravilhosa! No dia que cheguei (25/07/10), o Cavilam "ofereceu" um jantar no "Brasserie du Cassino". Como Bruno chegou no dia 26, perdeu! =P A ordem da alimentação foi: 1 - aperitivo, 2 - entrada, 3 - prato principal, 4 - queijos, 5 - sobremesa, 6 - café ou chá.

Como aperitivo foi servido um vinho rosé (muito bom!) e uns salgadinhos folheados e pãezinhos (foto à esquerda). Como entrada podíamos escolher entre 3 tipos de saladas. A minha continha camarão \o/ (foto à direita).

Para o prato principal, a mesma coisa (3 opções). Podíamos escolher entre peixe, frango ou carne. Escolhi o peixe (foto abaixo). Pensei o seguinte, eu como peixe cru e peixe cozido, ou seja, o que vier vai ser bom. Engano meu! Esqueci do molho: cenoura com manga. Uma combinação no mínimo estranha, mas deu pra comer.


Depois foi a vez dos queijos (foto abaixo). Uma delícia! Cada um melhor do que o outro. Detalhe: existe uma ordem para comer os queijos! Do sabor mais fraco para o sabor mais forte. Se você começa pelo mais forte, esqueça! Você não vai sentir mais nada hehhehehehhee Como descobrimos? Tinha uma francesa na mesa hehehehehehhe


Em seguida, as sobremesas, hummmmmmmmm as sobremesas. Eu queria escolher todas (tinha um monte!), mas só podia ser uma hehehehehee. Mas, como cada pessoa escolheu de um tipo (com algumas repetições), consegui provar quase tudo (torta de framboesa, torta de amêndoas, torta de coco, mousse de chocolate, flam de alguma coisa =P, salada de frutas, ...). Quando as sobremesas chegaram, todo mundo provou um pouquinho do outro, o que foi muito estranho para a francesa. Imaginem a cena: os pratos passando pela mesa e cada pessoa pegando um pedaço hahahahahahahahhahaha

E finalmente, o cafezinho com torrões de açúcar. Mais um momento estranho para a francesa, pois todos estavam tirando fotos com os torrões de açúcar kkkkkkkkkkkkk Ela estava claramente fazendo uma expressão de quem não estava entendendo nada! Quando explicamos que no Brasil não é comum usar torrões de açúcar, ela soltou um "Bof!" (bem francês).


Em resumo, o jantar foi maravilhoso! Mas, como a primeira impressão NÃO é a que fica =P, no outro dia conhecemos o bandeijão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Não aguento mais bandeijão: bandeijão na UFS (R$ 1,00), bandeijão na UFMG (R$ 2,50), bandeijão no CAVILAM (€ 2,90) e ainda tem bandeijão na UPMC. Mas, com preços irresistíveis como estes, eu aguento mais um pouquinho hehehehehehhehee.

O primeiro dia foi de matar!!!!! Sem exagero, o frango estava cacarejando! Ficamos tão decepcionados que ninguém lembrou de tirar uma foto =P O esquema do bandeijão aqui é o seguinte: pão (um tipo de pão), um queijo (dentre vários tipos de queijo), uma entrada (salada ou salame, geralmente), prato principal (você não se serve, é só pegar o prato pronto), e a sobremesa (iogurte, doce ou fruta). E água à vontade hehehehehehehehe

PS1: Se você não comer o pão no horário do almoço, ele fica duro! Eu disse duro!! Uma pedra!
PS2: Como a gente (os brasileiros) não tem costume de comer pão no almoço, estamos levando os pães (e o queijo!) para casa (o meu e o de Bruno). Os pães e os queijos se tornaram o nosso lanche (ou café da manhã ou jantar hehhehehehee). Mas, como podemos usá-los se eles estão empedrados? Ué, torrada neh!!!!! =P

O segundo dia nos mostrou que ainda existia uma leve esperança no final do túnel =P. Tivemos como prato principal frango à milanesa, arroz e muita cenoura (foto abaixo). A salvação! Estava bom! Mas, chegou o terceiro dia =/ Carne de hamburger com batata-fritas. Sem exagero, novamente, o boi estava mugindo! A carne estava completamente crua! Mas, a quantidade de batata-fritas "alimentou" a gente. Pois na berinjela, (isso mesmo, carne de hamburger, batata-fritas e berinjela) eu nem toquei.


PS3: Esqueci de dizer que todas as comidas não tem sal e muito menos tempero!

Como somos esperançosos, sempre há o outro dia para mudarmos de ideia. No quarto dia, comemos arroz (um risoto, nem acreditei!) com frango (cru, claro!) e duas linguiças (apimentadas). Foi bom! Não deixei nadinha no prato, até o frango eu comi =P


No quinto dia, tivemos um peixe (cru!) com um molho sem graça e cuscuz!!!!!! Cuscuz de trigo que parecia mais uma farofa sem gosto. Tinha também uns legumes que não conseguimos identificar =P Nesse dia, não teve jeito, tivemos que comer o pão no almoço mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O peixe estava cru, a farofa não tinha gosto e os legumes não eram identificáveis (foto abaixo), ou seja, o almoço foi o pão =P


Enfim, dá pra ter uma ideia do que vamos encarar neh?! Depois eu conto a parte boa e cara de Vichy (as confeitarias, as docerias, as padarias, ....). E tem também as comidinhas que estamos fazendo e os vinhos que estamos bebendo =)

bjins!!!!

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deu vontade dos queijos ... bandejão não ... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Fico imaginando minhas filhas e essas comidas, meu marido entao, kkkkkkkkkkkk.
    em breve vcs acostumam e vao achar a melhor comida do mundo.

    beijos
    Mary

    ResponderExcluir
  4. Eu quero ver gulosão não emagrecer aí na França :)

    Danielzinho

    ResponderExcluir
  5. danielzinho tb acho... meu irmão vai voltar fininho... rssss vou ter q me cuidar aqui se não só vai ficar eu gordinha.... amo vcs

    ResponderExcluir
  6. Parece que bandeijão é bandeijão em qualquer lugar do mundo... rssss...
    Das duas uma: ou eu ia gastar todo o meu dinheiro em restaurantes decentes, ou eu ia só comer pão com queijo, o que aliás, não seria assim um sacrifício tão grande, já que eu AMO pão e queijo... nas duas hipóteses, eu ia mesmo era virar uma bola....
    Feijãozinho com arroz, nem pensar, né? :p

    ResponderExcluir
  7. Achamos feijão ontem. Mas, só tem branco ou vermelho. Se você fosse realmente comer em restaurantes bons, você gastaria uns 20€ em uma refeição. Ou seja, o bandeijão está ótimo! hehehehhehhehehe

    ResponderExcluir
  8. E existe manga na frança, é?!
    Pois é, Ceará vai dar uma afinada aí na França, mas com o tempo vcs se acostumam com as carnes gritando.. :P
    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  9. Com esse preço eu garanto que já estaria achando a melhor comida do mundo... ;)
    Não "dêem ouvidos aos gritos das carnes" que fica tudo certo... rsrsrs =)
    Tudo de bom para vcs aí!
    SUCESSOS!
    Beijos,
    Narjara.

    ResponderExcluir
  10. pois eh.. mas o crossaint com espresso compensa td de ruim de comida da frança...
    pra falar a verdade eu não sei de onde tiraram que comida francesa é a melhor do mundo.. kkkkk

    ResponderExcluir