domingo, 8 de agosto de 2010

Lyon

Ontem, depois de passar a semana na indecisão de ir ou não ir, fomos a Lyon. Passamos na estação de trem na sexta e compramos(com promoção e bem mais barato que na internet) duas passagens sem data de ida nem de volta, então nos programamos pra ir no sábado rodar o que puder e se notássemos necessidade de mais alguma coisa procuraríamos um lugar pra dormir e voltaríamos no domingo.

Na sexta, catei milhões de sites e tracei o roteiro:
-Museu do Cinema dos Irmãos Lumière
-Velha Lyon, pra ver a Basílica de Notre-Dame de Fourvière e os Teatros Romanos
-Almoçar pela velha Lyon em algum Bouchon(Bistrôts típicos da cidade)
-Ir andando até a Praça de Bellecour e em seguida para o Palácio das Belas Artes
-Depois comer em algum lugar e voltar pra estação e pra Vichy(ou então, procurar um lugar pra dormir.)

No trem indo pra Lyon

Saímos de Vichy 7e10 e chegamos em Lyon 9h, ainda tava friozinho, o metrô era bem na frente da estação e agt já desceu logo. Tínhamos pesquisado que a melhor alternativa era comprar o passe de 1 dias, 4,70 euros, pq assim podíamos ficar tranquilos e pegar o metrô qnts vezes quiséssemos e depois de muita briga com a máquina e o nosso cartão VTM, eu paguei no meu cartão de crédito :/ e fomos em direção ao museu do cinema.

Com metrô a coisa é rápida e msm com a briga e td, antes das 9e30 estávamos na frente do museu, os dois com cara de bunda, pq o desgraçado só abria as 11h(ou mais tarde como disse uma freira(?!?!?!?) que saiu do lugar pra jogar o lixo). Primeiro pensamos em ficar esperando, mas era muita perda de tempo e como com o metrô era td muito rápido, partimos pro próximo ponto :P, Velha Lyon.

Funicular da Velha Lyon indo para Fourvière

Chegando na Velha Lyon a viagem realmente começou kkkk no próprio metrô vc pega um pequeno trem(puxado por cabo de aço), o funicular, que te leva a parte alta da cidade, Fourvière, e onde fica a Basílica de Notre Dame. Rpzzz a basílica é bonita demais, sempre achei interessante essas catedrais por causa dos detalhes das obras e da quantidade de dinheiro que se gastava pra fazer td aquilo. A basílica tem uns dois andares, em cada um deles tem uma igreja uahuhauhahuauhauha td muito bonito, achei bem legal. Mas o que valeu mesmo a subida é o q tem ao lado da igreja(ô mãe a igreja vlw muito tb :D), era um mega mirante com uma visão de toda a parte baixa cidade, vc consegue ver tudo e é tudo muito bonito, a arquitetura dos prédios de Lyon é bem legal qnd vc vê td junto, o conjunto fica massa.

Basílica de Notre-Dame de Fourvière



Sandrinha e Lyon

Bruno e Lyon

Depois da basílica nós descemos, cruzamos a ponte no Rio Saône e fomos para a praça Bellecour, que no meio tem uma estátua do Luis XIV em seu cavalo e onde vc encontra o Only Lyon (campanha publicitária pra divulgar a cidade. No Flickr tem fotos da galera Lyon Tourisme e a de Sandrinha tá lá tb). A praça n tem muita coisa, mas a mulher gostou de tirar foto na ONLYLYON gigante que tem lá, então ficamos um tempinho nela :D Aliás ela é grande e tem umas marcações no chão tipo quadra esportiva, provavelmente deve rolar eventos no lugar.


De Bellecour seguimos andando pela margem do rio Ródano em direção ao Museu de Belas Artes da cidade. Pense num museu grande, não sei qnts esculturas, mais n sei qnts quadros kkkk qnd agt chegou no segunda andar pra ver as pinturas eu já tava morto, acabamos passando mais rápido. Mas no geral tudo muito bonito, n sou expert mas achei interessante.
Nota: O rio Saône e o rio Ródano(Rhônde) separam o centro de do resto da cidade, formando no meio da cidade quase uma ilha, assim eles chamam a área de Presqu'île, Presque(quase) + Île(ilha) :P

Place des Terreaux

Depois dessa volta grande pelo centro de Lyon, era hora de voltar pro início, queríamos muito ver o museu do cinema, então resolvemos fazer outra tentativa kkk Chegamos rapidinho lá(cidade com metrô é outra coisa :P) e pra nossa felicidade estava aberto, fizemos todo o percurso q na verdade é bem pequeno pra quem andou tanto no outro. O museu foi pra mim o mais legal do dia, pq a coisa toda q os irmãos Lumière criaram foi o q depois evolui pra o que temos hj. O museu é na casa onde os dois moravam com as respectivas esposas. Anexo a ele tem um pequeno parque na frente um cinema ao ar livre. Depois do museu estávamos mortos, hora de voltar pra Vichy.



Fim de viagem....opa nd disso! Lembra do roteiro de viagem? No segundo item dizia, basílica e teatros romanos kkk pois os dois voadores esqueceram de ir no teatro :P Mas não foi nd demais, voltamos pra Velha Lyon, pegamos o outro Funicular que nos deixava mais próximo dos teatros e fomos conhecê-los. Bem legal, bem destruído kkk e bem alto, escada q n acaba mais na descida fomos por fora, pela rua msm, agora sim em direção a estação pra ir pra Vichy.


Como estávamos muito cansados nem quisemos ficar, chegamos na estação 18h e o trem saiu as 18e34. As 20e24 chegamos em Vichy.

Curiosidade:

Como n tenho foto só posso contar, mas numa estação de metrô, esperando sentado, vi uma mulher(mais de 40 anos, baixinho) de saia passar pela gt, ela avistou um negão ao nosso lado, parou na frente dele e...levantou a saia, mostrando a bundona branca e a calcinha fio dental, que ela fez questão de puxar auhauhauhahuhuauha eu tomei um susto mas n tão grande como o do negão que quase pulou kkkkk pior pro casal de velhinhos do lado que saiu na hora. A doida na maior naturalidade baixou a saia e continuou andando. Onda demais!!

Outra doideira foram dois jovens mega bêbados discutindo alguma coisa no metrô e saindo do vagão aos tropeções, pendendo de um lado pro outro, onda demais.

Saldo:

Lyon acabou sento perfeita pra primeira viagem, pq andamos muito, conhecemos muita coisa, tivemos a primeira experiência com o trem e todo o esquema pra viajar nele. Sem contar q com o metrô tudo ficou muito fácil.
Não ficamos mais um dia, mas seria somente pra conhecer a noite da cidade e talvez ir ao jogo do Lyon, mas n dava o cansaço foi maior que a vontade.
Outra coisa que n falei foi sobre o almoço :/ infelizmente n comemos num Bouchon, ficamos no Subway msm pra adiantar, fica pra outra vez.
Ahhh precisamos de uma câmera melhor :P
Fotos no Picasa: http://picasaweb.google.com/shenoceara/Lyon ou no orkut de Sandrinha

É isso :P

8 comentários:

  1. powww massa d+!!
    continuem postando...
    saudades.

    ResponderExcluir
  2. Bruno e Sandra, sempre que vcs entrarem em uma igreja pela primeira vez, façam um pedido, nao custa nada e correm o risco de ser atendido, rezar eh sempre bom.

    Beijos.
    PS. Gostei muitos das fotos e das informaçoes, agora tenho algo mais para ver na internet fora a mini fazenda.

    Beijos de novo.
    Estou com saudades e ao mesmo tempo feliz por voces.
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o passeio de vcs, aproveitem bastante.

    Vi o flickr e fiquei curiosa para saber o q é isso (http://picasaweb.google.com/shenoceara/Lyon#5503096328685883650) parece a cabeça de uma múmia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. irmão tá muito massa os post de vcs...
    dá pra gente se colocar no lugar de vcs...

    Ah, fomos hj pro cariri(pra variar) e teve uma hora q tocou "tire a calça jeans bote o fio dental..." eu e mainha caimos na risada lembrado do q vc tinha contado a gente rsss

    A saudade é grande, mas o prazer de vê vcs passando por tanta coisa massa, por tanta experiência boa é muito maior...

    amo muito os dois

    beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Luana, eh isso mesmo, uma cabeca mumificada ;-)

    bjins

    ResponderExcluir
  6. Luana, vou ver se hj consigo tempo pra colocar as legendas nas fotos :P

    ResponderExcluir
  7. Brunão, atualize aí ese blog. Ponha o post da outra cidade que vcs visitaram. Abração !!

    ResponderExcluir
  8. Gulosão,

    Vamos atualizar esse negócio que já tá na hora :)

    Danielzinho

    ResponderExcluir