terça-feira, 2 de novembro de 2010

Região do Champagne

Logo depois que nós chegamos em Paris, Danielzinho (amigo de muito tempo e colega no Banese) veio me dizer que tinha resolvido passar a lua de mel por aqui: "se prepare que a gt vai tomar um chopp por aí" kkkk. Ele pediu ajuda para acertar o roteiro dos passeios por aqui, falei que era só mandar o q eles tinham pensado que eu e Sandrinha ajudaríamos no que desse.

No roteiro dele tinha td esquematizado, graças a esposa Milla (Claro!!). Cada dia um canto da cidade, sem contar a ida ao Chateau de Versailles, Giverny - casa e jardim de Monet. Mas sobrou espaço para saírmos os 2 casais. Fomos no salão de automóveis, pena que chegamos faltando pouco pra fechar, mas conseguimos ver muita coisa legal. Ainda saímos pra jantar e conversar bastante e beber o chopp pq ninguém é de ferro :D.

Como eles queriam fazer um outro passeio para fora da cidade, resolvemos procurar por algo que valesse a pena e fosse próximo de Paris, pra que eles não perdessem muito tempo.

Então, como temos feito algumas vezes antes de passear por aqui kkk, sempre falo com Samuk (e por consequência com Suellen tb) pra saber algumas dicas pra onde ir. Eu já tinha lido no blog deles sobre o passeio a região do champagne. Ela já estava na nossa lista :D. Samuk me disse que era legal, comentou sobre como era a visita as caves e falou que em um dia dava pra fazer um passeio legal.

Primeiro pensamos em alugar um carro e irmos por conta própria pra lá, mas uma coisa que vi andando por aqui é q o trânsito por aqui não é dos melhores :P, a cidade é meio louca. Conversamos com Daniel e Milla e eles concordaram que aproveitaríamos mais se fossemos numa excursão. Pra melhorar, conseguimos um pacote que passava pelas 2 principais cidades da região, Reims e Épernay, conhecia as 2 principais caves de champagne do mundo, Mumm e Moet et Chandon, e pra completar a guia falava português kkkk

A excursão saiu cedo num domingo, ônibus repleto de brasileiros, japoneses e uns 5 franceses. Primeiro seguimos para Reims, 2h de viagem. Lá fomos direto para a cave de Mumm (http://www.mumm.com). O grupo foi dividido em 2, japoneses em um e brasileiros e franceses no outros. Detalhe que cada grupo ia com uma das nossas guias e uma guia da cave. Nossa guia era uma portuguesa bem gente fina e a outra era uma senhora francesa mal encarada (chata msm, né Milla?!!) que pasmem falava JAPONÊS uahuahuauhahu onda demais ela no ônibus explicando sobre a região.

Esse primeiro passeio foi bem legal, conhecemos (quase) todo o processo de champanhização (isso existe? :P) da cave Mumm, conhecemos as uvas utilizadas, fomos lá em baixo ver onde ficam guardadas as garrafas, como elas ficam armazenadas e por aí vai. Vale dizer que o lugar é imenso, frio e bem escuro kkk mas impressiona muito ver toda a estrutura construída lá embaixo e a quantidade de garrafas que eles têm por lá.

Após o paseio, fomos na loja da cave e provamos uma taça, podíamos escolher entre o Mum Demi-sec e o Mumm Brut.. Então, as mulheres pegaram o primeiro, mais doce, e nós o Brut. Confesso que gostei do Brut, mas os outros acharam o demi-sec melhor e foi esse que compramos o final do passeio (tá, acabei comprando um pequeno do Brut tb, pra n perder a viagem. )

Após a visita a cave, fomos conhecer a catedral da cidade de Reims. Construção de quase 800 anos, permanentemente inacabada, a catedral sofreu com as batalhas que ocorreram na região. Próximo a catedral, almoçamos e depois partimos para a próxima cidade, Épernay.

Épernay não fica muito distante de Reims, mas msm assim ainda deu tempo de morgar um pouco depois do almoço e repor a energia pro resto do passeio. Outra coisa é que quanto mais próximo de Épernay vamos chegando, vamos vendo com mais frequência as pequenas caves de champagne. Com certeza vale a pena conhecer uma dessas qualquer dia, o champagne deve ser tão bom qnt as mais famosas e o preço mais em conta :P

Chegando na frente da cave de Moet et Chandon (http://www.moet.com), tivemos que esperar a nossa vez pra visitá-la. Essa cave é com certeza a mais famosa do mundo e por isso a mais visitada, ela msm oferece visita em diversas línguas, sem necessidade que nossa guia vá junto pra traduzir. Pra vcs terem uma ideia, o grupo que é dono dessa cave, o LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton) é o maior grupo de artigos de luxo do mundo http://pt.wikipedia.org/wiki/LVMH (na wikipedia tem uma lista das marcas que eles gerenciam).

O passeio não tem muita novidade, a parte do processo que é mostrado em todas as caves é praticamente idêntico, o passeio vale pra vc conhecer a imensidão que é lá embaixo, ouvi algumas histórias sobre como o champagne era feito e como Napoleão era amigo do Moet que criou a cave. A cave da Moet cobre boa parte do subsolo da cidade de Épernay (e eles têm outras!), tanto que os corredores da cave levam o nome das ruas que passam lá em cima kkkkk Outra coisa impressionante é a quantidade de hectares de plantação eles possuem e segundo o guia, cada hectar de uva plantado na Moet vale mais de 1 milhão de euros!

Como de praxe, depois do passeio fomos provar o champagne Brut Impérial, que se mostrou melhor que os 2 da Mumm, por unanimidade kkkk. E então seguimos pra loja gastar mais dinheiro :P Cada casal levou pra casa 2 Moet et Chandon, um Brut Imperial, que leva esse nome por causa do Imperador Napoleão, e outro Rosé Impérial, pq as mulheres não resistiram a caixa rosa toda enfeitada!!

Ahhhh vale comentar que o responsável pelo aperfeiçomento da técnica (o vinho é fermentado 2 vezes pra gerar as bolhas do champagne) de fazer o champagne foi o monge beneditino Dom Pierre Pérignon, ou somente Dom Pérignon. Todos os 2 passeios comentam sobre o monge e como ele criou a técnica que é usada até hoje. Inclusive, a Moet tem uma linha de champagne com seu nome http://www.domperignon.com , que vem a ser a mais cara da loja.

Bem, o passeio foi muito legal, a visita dos amigos foi mais legal ainda e estamos aqui sempre esperando que vocês apareçam :D. E como sempre digo, o resto das fotos estão no meu picasa, no orkut de Sandrinha e nesse caso tem mais fotos com Daniel e Milla.